quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Quais as principais características da linguagem audiovisual que poderiam ser consideradas para auxiliar o professor na organização do ensino de Ciências da Natureza?

Percebe-se atualmente, a necessidade de diferenciar as aulas dentro do âmbito escolar, na tentativa de despertar nos alunos o gosto pelas descobertas em todas as áreas do conhecimento. Para isso, é necessário que o professor utilize em sua prática pedagógica as inovações tecnológicas na atualidade, contribuindo assim, para alcançar seus objetivos no ensino de Ciências da Natureza.
Para isso será necessária a realização de um processo de adequação dos recursos tecnológicos que serão utilizados nas aulas, pois alta tecnologia não é sinônimo de sucesso das aulas, mas sim o planejamento e a aplicabilidade destes recursos como auxiliadores do processo de ensino e aprendizagem.
Lendo os textos-base da semana 5, percebi que além do cinema, dos vídeos e das HQs, há um leque de possibilidades para se trabalhar com as linguagens audiovisuais na sala de aula e que contempla a contextualização histórica, além de contribuir para a construção do conhecimento do aluno de forma mais efetiva.
Para isso, as práticas pedagógicas devem significativas e quando o professor faz uso de recursos tecnológicos com um planejamento sério e responsável, sua utilização torna-se um eixo articulador da linguagem audiovisual com o tema a ser trabalhado, pois como diz o ditado: “Uma imagem diz mais que mil palavras”.
Precisamos fazer uma reflexão e avaliação do trabalho que vem sendo desenvolvido na escola para pensarmos num planejamento que contemple de forma abrangente a articulação da linguagem verbal e não-verbal. Realizar um trabalho com textos multissemióticos, por exemplo, atrelados ao contexto de um estudo científico possibilita ao aluno maior compreensão do que está sendo ensinado, valorizando o aprendizado deste, pois terá maior contato com textos de origem científica.
Trabalhar com as propagandas da mídia e relacioná-las aos temas desenvolvidos na sala de aula é outra característica fundamental que pode ser utilizada dentro das modalidades organizativas, quando o professor trabalha uma atividade independente, pois isso traz à reflexão das atualidades que são discutidas na sala de aula e que estão acontecendo no mundo. O próprio aluno pode criar propagandas em vídeos, teatros, painéis, etc. para se apropriar co conteúdo trabalhado, seja através de imagens ou mesmo dramatização.
Outra característica pertinente seria a pesquisa pela internet, através da orientação do professor que deve montar um blog com um tema científico, onde os alunos possam postar comentários sobre o que aprendeu na aula e tornar sua participação efetiva postando até mesmo, seus trabalhos. A relação professor/aluno deve ser trabalhada e incentivada de forma a manterem contato mesmo fora da sala de aula através da comunicação que os recursos tecnológicos possibilitam.
Estes recursos são armas fundamentais para que o professor instigue seus alunos a trazer uma contribuição para aula, implementando dentro de sua aula à prática desenvolvida dentro de uma escola aprendente.
A importância da utilização de recursos audiovisuais no ensino de ciências auxilia na construção do conhecimento intelectual do aluno através de propostas concretas de aprendizagem, onde o conteúdo trabalhado não está dissociado do cotidiano dos alunos, o que estimula seu interesse e participação.
A utilização intensiva de recursos audiovisuais e da linguagem audivisual como estratégia de ensino, leva os alunos a vivenciar problemáticas que fazem parte de seu cotidiano em uma visão integradora.
A formação do professor deve ser ressaltada aqui, pois a mesma deverá ser voltada para a utilização da linguagem audiovisual como parte fundamental para alcançar êxito em seu trabalho e o seu planejamento das aulas deve privilegiar a utilização de recursos como estratégia essencial para que o processo de ensino e aprendizagem se torne significativo para alunos.
O laboratório também deve ser utilizado como linguagem audiovisual, onde os experimentos realizados tenham caráter investigativo para que os alunos possam levantar hipóteses da realização destes experimentos e possam assim, comprovar suas hipóteses levando-os a formarem suas próprias concepções.
Outra característica inquestionável, embora seja considerada antiga é a utilização de slides para os alunos se apropriarem do conteúdo através de imagens analisadas e discutidas dentro do contexto do tema que está sendo abordado, além de fazerem uso deste recurso para elaborarem seus trabalhos e apresentarem estes também através de slides para a sala e para o professor.
Para que isso ocorra é necessário que o professor realize um exercício de imaginação e criatividade, onde ele coloca em jogo tudo o que sabe para compartilhar o conhecimento com seus alunos, tornando-se professor inovador com práticas pedagógicas atuais e motivadoras, que além de explorar todas as habilidades e competências dos alunos, ofereçam um clima de aprendizado favorável ao aluno, utilizando-se de metodologias de ação-reflexão-ação para chegar ao objetivo proposto de seu planejamento que é o aprendizado de qualidade de todos os alunos.
Muitas são as características da utilização da linguagem audiovisual como agentes auxiliadores na organização do ensino das Ciências da Natureza, aprofundando o conhecimento do aluno e despertando seu gosto pela ciência e pela descoberta através de uma educação experimental e da compreensão do estudo científico.
Outro exemplo seriam as câmeras digitais (valem os celulares) que poderão dar grande assistência sendo utilizadas como instrumento descritivo do ambiente natural e urbano, da diversidade de fauna e flora, dos fenômenos naturais, da degradação e na preservação de ambientes influenciada por grupos de preservação do meio ambiente e da sustentabilidade.
E sem falar da música, com a utilização de sons, seja da natureza, de animais, como ruídos do nosso cotidiano que nem nos damos conta. A elaboração e criação de músicas com temas científicos, lançados como atividade de desafio como numa gincana, onde grupos cantam para outros grupos, com ritmos escolhidos pelos alunos, colocando-os como protagonistas, valorizando o trabalho realizado por eles.
É...se deixar a mente entra em devaneios e começo a sonhar! Mas sonhos se realizam não é?

Eliana Prado

Nenhum comentário:

Postar um comentário