quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Importância da observação, investigação e aproveitamento de diferentes espaços para o ensino de ciências.

Alguns dilemas e desafios surgem quando pensamos na importância da observação, investigação e aproveitamento de diferentes espaços para o ensino de ciências, mas para que haja articulação entre eles, precisamos primeiro pensar em que contextos serão trabalhados e investir na formação dos professores.
É preciso aflorar o conhecimento científico no aluno o que, significa também, prepará-lo para analisar questões da contemporaneidade, desenvolver a capacidade de ouvir, falar, argumentar, estabelecer hipóteses, se posicionar frente a elas, respeitar diferentes pontos de vista e através da observação e da investigação, confrontar suas ideias com a de seus pares.
Levando em consideração os espaços da escola, as aulas em laboratório ou em outros ambientes devem ser planejadas, com objetivos claros e com boas situações de aprendizagem, obedecendo a uma sequência didática que articule teoria e prática. Consequentemente, estas situações de aprendizagem, para que se constituam em objeto de estudo científico, devem cumprir com a finalidade para a realização de um propósito que leve o aluno conhecer e valorizar o aprendizado, fazendo-o produzir experimentos e levando-o à construção de conceitos e confrontações de ideias, onde a realização do registro da sequência didática torne-se primordial para a apropriação cós conteúdos através da observação e da investigação. Além disso, o professor deverá trabalhar com situações-problema para que o aluno mobilize seus conhecimentos e busque novos para resolvê-los, utilizando-se de várias fontes de pesquisa. Neste caso, tanto o aluno como o professor devem realizar o papel de pesquisador, ficando o professor com a função de conduzir a investigação e dar condições para que seu aluno aprenda com autonomia.
Cada dia mais, os professores precisam se utilizar de criatividade no planejamento de suas aulas, para que o aluno compreenda a complexidade dos conteúdos da disciplina de ciências dentro de sua realidade.

Eliana Prado

Nenhum comentário:

Postar um comentário